Como Descobrir o que um Mercado de Massa Realmente Quer Comprar

Como Descobrir o que um Mercado de Massa Realmente Quer Comprar
Olá! Esta é uma tradução da newsletter de Gary Bencivenga. Todos os direitos são reservados ao autor original. Este material é compartilhado gratuitamente no acervo do Swiper como forma de preservar e divulgar o legado de um dos maiores copywriters do mundo.

Caro leitor,

Recapitulando rapidamente…

Sabemos que a publicidade é a arte de vendas especializada potencializada por um meio de comunicação de massa.

E a edição #5 lhe deu a regra número um da arte de vendas especializada:

“Antes de começar a vender, descubra o que o comprador quer.”

Mas como fazer isso quando se vende para milhares ou até milhões de pessoas ao mesmo tempo?

Como descobrir a mensagem certa que gerará a maior resposta, especialmente dos seus melhores potenciais clientes — aqueles com maior probabilidade de se tornarem compradores recorrentes que gerarão a maior parte da receita futura?

É isso que veremos hoje.

O Trabalho de um Copywriter é Escrever, Certo?

Quando comecei minha carreira como copywriter, eu ingenuamente acreditava que copywriting envolvia principalmente — o que mais? — escrever.

Como eu estava errado!

Depois de anos trabalhando com vários mestres do marketing, aprendi que o primeiro passo mais importante no copywriting é adiar a escrita de qualquer coisa até que eu mergulhe profundamente com…

Pesquise Como um Detetive Obcecado Antes de Escrever Uma Palavra 

Se você quer produzir avanços consistentes, perguntas são a resposta!

Minha “arma secreta” para criar consistentemente anúncios vencedores é uma lista de perguntas que aperfeiçoei ao longo de muitos anos, perguntas que me dão as respostas necessárias para escrever copy altamente responsivas personalizadas para qualquer mercado que estou tentando persuadir.

A Pesquisa Que Vai Ajudar Você a Ter Sucesso

Se seu objetivo é enriquecer como profissional de marketing ou redator, você alavancará seu poder de vendas a um nível muito mais alto quando…

  • Você conhecer seu mercado melhor que seus concorrentes. Você deve conhecer especialmente os problemas mais urgentes, desejos, aborrecimentos, crenças e suposições do seu mercado.
  • Você conhecer seu produto por dentro e por fora, especialmente por que ele foi criado e como pode resolver os problemas e desejos mais urgentes do seu mercado de uma maneira que produtos similares não resolverão.
  • Você conhecer as objeções mais prováveis dos seus potenciais clientes e as melhores maneiras de abordá-las e até transformá-las em razões para comprar agora. Em dezenas de pequenos detalhes, você sabe como tornar mais fácil, seguro e confortável para seu cliente potencial dizer “sim”.
  • Você saber que todos os potenciais clientes em todos os mercados são bombardeados diariamente com exageros e se tornaram justificadamente extremamente céticos. Portanto, você sabe que deve descobrir os elementos de prova mais poderosos do seu produto para compensar esse ceticismo. Seu objetivo é construir um caso tão autenticamente crível, factual e preciso que você poderia convencer um júri cético — porque é exatamente isso que você está enfrentando!
  • Na verdade, uma de suas principais motivações para melhorar sua habilidade é para estar em alta demanda e poder escolher trabalhar exclusivamente com produtos e serviços que você mais respeita e recomendaria para sua família e amigos. Você percebe que um produto talentoso é mais poderoso que uma caneta talentosa e que vencerá muito mais frequentemente quando trabalhar com os produtos e serviços mais talentosos.
  • Você conhecer as ofertas, brindes e condições mais atraentes que outros descobriram ter sucesso em seu mercado e que tornam mais provável que seu potencial cliente feche o negócio.
  • Você conhecer os melhores meios de comunicação para alcançar seu mercado-alvo e quais meios permitem testar com baixo custo e máximo potencial de retorno se seu anúncio for um vencedor.
  • Você perceber que, uma vez que os mercados começam a se expandir, eles se subdividem em nichos, tornando muito mais fácil para você se especializar e enriquecer em um nicho. Muito mais sobre isso em breve.

A Checklist de Pesquisa Que Se Tornou Minha “Arma Secreta”

Nas próximas edições, compartilharei minha lista abrangente de perguntas que você deve responder antes de escrever uma única palavra.

Você deve fazer essas perguntas a todas as pessoas-chave que possam ajudá-lo. Dica rápida: gaste pelo menos um terço do tempo total do seu trabalho nesta pesquisa.

Além disso, não comece sua fase de copywriting até concluir sua pesquisa. Se surgirem ideias durante sua pesquisa, anote-as, mas não se comprometa com nenhuma ideia de título ou tema de cópia ainda.

Caso contrário, é muito fácil se apaixonar por uma headline ou o tema do seu copy no seu primeiro ou segundo dia de pesquisa e facilmente perder outros ainda melhores que você pode encontrar com uma pesquisa mais profunda. Ao minerar diamantes, nunca desista depois da sua primeira descoberta.

Acima de tudo, seja minucioso. Pesquise como um detetive obcecado!

Minha lista de perguntas de pesquisa, que está a caminho, tornará isso muito mais fácil.

Enquanto isso, lembre-se…

Pesquise Como um Detetive Obcecado Antes de Escrever Uma Palavra

Até minha próxima edição,

Todos os bons votos e (sempre!) maior resposta,

Gary Bencivenga


Texto originalmente publicado em: 01/05/2025

Comente essa publicação:

Somente membros podem comentar nas publicações

Junte-se a mais de 1000 profissionais de copywriting e marketing digital. Veja e seja visto na comunidade do Swiper.