Exercícios de Copywriting

Realmente Existe Um Caminho Para A Riqueza Do Preguiçoso!

Exercício: Construa um copy em formato de entrevista. Pense que ele pode ser usado para um modelo de programa de televisão, podcast ou até mesmo um webinário. No momento de definir suas perguntas, garanta que o entrevistador, apesar de ter um…

Perfurado Por 301 Pregos… Mantém a Pressão do Ar Intacta

Exercício: Crie uma headline que apresente um produto ou serviço de forma surpreendente, em uma situação absurda e não óbvia. A intenção é fazer com que o leitor pare e “investigue” como esse feito absurdo foi possível através da leitura. Dentro…

O Ladrão Mais Inteligente Do Mundo

Exercício: Escreva um copy para um anúncio curto. Em seu texto, escolha outro hábito ou problema comum (como o perfeccionismo, ansiedade, a falta de exercício físico, ciúmes) e escreva de uma forma que personifique esse problema como um “ladrão” que está…

Você Está Velho Demais Para Estudar Música?

Exercício: Construa um copy que será aplicado em um convite dentro de uma rede social. Você tem cerca de 2000 caracteres disponíveis para apresentar a sua oferta. Nesse exercício, tente usar um gancho com a mesma ideia da headline que John…

A Carta 1 De The Wall Street Journal

Exercício: Construa um copy que será usado um e-mail. Por isso, lembre-se de escrever considerando que a sua mensagem vai chegar para um indivíduo e não para um grande público. Seu objetivo é destacar um produto que restaura a beleza e…

Dona De Casa de Atlanta Investigada e Quase Presa Por Perder 34 Quilos

Exercício: Construa um copy que se apoie em uma história de transformação. Neste caso, você pode exagerar ao ilustrar uma situação que apresente essa mudança, enquanto detalha qual foi o produto ou serviço responsável por isso ter acontecido. Por exemplo, alguém…

Veja Como Conseguimos Trazer Para Você… A GRANADA!

Exercício: Construa um copy que detalhe a história de como um produto foi criado. Esse texto pode tomar forma como a história de superação de um especialista, o processo de pesquisa antes do nascimento do produto ou a forma como ele…

Ao Homem Que Tem Medo De Deixar Seu Sonho Se Realizar

Exercício: Elabore um copy que demonstre entender as preocupações e hesitações do público-alvo que ainda não o levaram à compra, abordando diretamente esses pontos com empatia e apresentando soluções claras. Destaque como seu produto ou serviço não apenas atende às necessidades…

Isso É O Que Minha Vitamina Exclusiva Fez Pelo Meu Cabelo Aos 50 Anos…

Exercício: Desenvolva um copy que apresente um novo método para resolver um problema. Mas dessa vez, o seu objetivo é focar totalmente no especialista que apresentará esse método. Ele foi a cobaia para validar a eficácia desse produto e agora, depois…

Mudei Meus Hábitos De Sono Depois De Ver Uma Supermodelo Dormir No Avião

Exercício: Construa um copy em formato de advertorial. Use o modelo de confissão, onde você escreve em primeira pessoa e narra uma experiência pessoal do personagem. Tente criar um gancho com uma situação inusitada que o seu personagem viveu. Por exemplo,…

Essa É A Maneira Mais Segura De Ajudar A Limpar Os Dentes Do Seu Cachorro

Exercício: Construa um copy no estilo de um advertorial, utilizando um tom jornalístico para revelar uma alternativa para um problema comum do público-alvo. Apoie-se em uma crença comum e tente invalidá-la, apresentando sua revelação como uma opção alternativa mais inteligente e…

Como Escrever Com Estilo

Exercício: Crie um copy onde o seu principal objetivo será entregar informação de alto nível para o seu leitor. Selecione um tema aleatório, por exemplo: “como manter a suas plantas vivas por mais tempo”. Agora se aprofunde nesse tema. Seja detalhista,…

Ela Deveria Convidá-lo Para Entrar Em Casa?

Exercício: Usando a mesma técnica aplicada por Lillian, desenvolva um copy onde você explora a ansiedade social e situações que podem ser constrangedoras para o seu leitor. Considere que o seu produto deve ser colocado como a solução para essas situações.…

“Ele Me Fez Sentir Como Uma Noiva De Novo”

Exercício: Max usou um gancho muito criativo nos anúncios desse produto. Agora, tente criar um copy que usa a mesma técnica. Construa uma mensagem onde o seu cliente final estará em segundo plano. Tente focar na pessoa que está perto dele.…

Você Tem Três Dias Para Aprender A Prosperar Na Próxima Crise

Exercício: Tente criar um copy com o objetivo de gerar medo em seu leitor, deixando-o apreensivo sobre algum evento futuro que pode (ou não) acontecer, mas que ele precisa se preparar o quanto antes – e você (ou o seu produto)…

Filho desobediente?

Exercício: Tente criar um copy para ser aplicado em uma landing page onde o objetivo é captar nome e telefone para consultas particulares com casais que estão com problemas no casamento. Para ter uma base de tamanho do seu copy, utilize…

O Poder Da Terceira Linha

Exercício: Considerando o que você acabou de ver sobre o uso de um mecanismo único e big idea forte, desenvolva um anúncio para um programa de treinamento inovador que promete ajudar iniciantes a correrem uma maratona de 10km. Vamos chamar de…

O caminho do preguiçoso para a riqueza

Exercício: Assim como a headline criada por Joe Karbo nesse copy, tente agora criar uma headline que prometa algo, mas de uma maneira indireta e que capte a atenção do seu leitor. Antes de começar o exercício, faça uma etapa importante:…

Pare De Ser Enganado Pelo Seu Plano De Saúde

Exercício: Pegue um assunto chato, que ninguém costuma comentar ou gosta de falar e tente transformar isso em uma oferta atrativa, leve e de fácil entendimento. Por exemplo, um copy que vai mostrar como reduzir as taxas abusivas cobradas pelo banco…

Todos Os Segredos, Exceto Um*, Estão Nesse Livro

Exercício: Tente criar um copy para vender um livro. Seu objetivo será destacar a autoridade do autor, indicando quais foram os principais feitos dele. Mas não apenas fale sobre qual faculdade ele estudou ou coisas do tipo, destaque seus feitos que…

“Não Estrague A Festa!”

Exercício: Usando essa mesma Big Idea, pratique criar uma variação desse copy. Tente criar um anúncio onde você usa o mesmo conceito definido por John Caples, onde o protagonista dá a volta por cima. Mas faça isso oferecendo um produto diferente.…

Como se livrar de fortes dores nas costas… Quase imediatamente… Mesmo que tudo que você tentou já tenha falhado!

Exercício: Agora é sua vez de escrever um texto persuasivo sobre um método inovador de tratamento que promete resolver um problema comum, mas persistente, que muitas pessoas enfrentam. Imagine que você é um especialista em um campo específico – pode ser…

Nosso chef cozinha para ela

Exercício: Crie um copy para uma Air Fryer, foque em destacar como esse produto é único. Explique como o produto soluciona um problema cotidiano, oferece conveniência, eficiência ou um benefício inesperado, como fazer alimentos mais saudáveis, por conta de não precisar…

Uma Viagem Maravilhosa De Dois Anos Com Pagamento Integral – Mas Apenas Homens Com Imaginação Podem Aceitá-la

Exercício: Escreva um copy que faça uso de storytelling, colocando o seu potencial cliente em uma jornada exclusiva e cheias de benefícios para pessoas com o perfil dele. Tente detalhar ao máximo os cenários e acontecimentos dessa história. A riqueza de…

Muitas Vezes Uma Madrinha, Mas Nunca Uma Noiva

Exercício: Desenvolva um copy que, de maneira assertiva (mas não agressiva) aborde as inseguranças do público-alvo. Este tipo de abordagem é eficaz principalmente em áreas como estética, emagrecimento, desenvolvimento de habilidades intelectuais e comunicativas, desafios em relacionamentos, etc. O copy deve…

Quem Mais Quer Bolos Mais Leves Na Metade Do Tempo De Mistura?

Exercício: Construa um copy que ofereça um conteúdo valioso gratuitamente, como uma receita exclusiva ou um template útil, para capturar o interesse do público-alvo. Sua estratégia principal será criar uma narrativa que engaje o leitor pela oferta do conteúdo gratuito, enquanto…