Parte 1 - Conexões genuínas para atrair e fidelizar clientes
O seu cliente é o herói. Vamos te ajudar a aprimorar seus textos com o poder irresistível de uma boa história.
O seu cliente é o herói. Vamos te ajudar a aprimorar seus textos com o poder irresistível de uma boa história.
Você, como profissional da escrita, é capaz de fazer outra pessoa enxergar a imagem que está apenas na sua mente.
É muito fácil querer explicar as coisas muito bem explicadinhas quando escrevemos um copy. A cabeça da maioria dos copywriters vai por esse caminho porque é necessário explicar se você tem a mínima intenção de vender.
Nesta edição da série sobre storytelling, vamos falar sobre uma das habilidades mais sutis e importantes da escrita: adequação de vocabulário.
Uma das coisas mais legais de ouvir histórias é o quanto elas são capazes de nos levar para novos estados mentais e nos fazem experimentar realidades diferentes.
Você possivelmente já pensou ou já ouviu alguém falar que tal livro ou filme é ruim porque “as motivações do personagem são fracas”.
Hoje mesmo tive um bloqueio criativo na agência. Eu poderia demorar muito pra escrever se não fosse uma crença que tenho há algum tempo: bloqueio criativo é só falta do que dizer.
Na nossa cabeça, as coisas que são mais fáceis de lembrar, são mais prováveis de acontecer. É instintivo, quase que um mecanismo de proteção.
Já reparou que, quanto mais opções tem num cardápio, mais difícil é escolher? Reduzir suas opções vai aumentar suas opções e te ajudar a filtrar o que realmente vale a pena.
Já reparou como certos escritores conseguem dar ritmo no texto? É quase como uma música, seja nos momentos de cenas rápidas, que o texto flui muito rápido, ou o conforto de um texto mais lento e contemplativo.
Quando você era criança, possivelmente te contavam historinhas em casa ou na escola, talvez as clássicas fábulas ou algum outro conto infantil. Esse folclore sempre vem com alguma “moral da história”, seja explícita ou não.
Parece óbvio e até instintivo escrever um final. Conheço pessoas que começam uma ideia de história pelo fim, inclusive (e talvez eu seja uma delas).