Cada uma dessas perguntas surge na mente do seu leitor quando ele é apresentado a um novo produto ou serviço. Então, antes que eles saiam da página para fazer sua própria pesquisa, vamos responder a elas uma por uma e depois entrar na venda.
Aqui está tudo o que uma página de destino deve responder abaixo da dobra.
Começando com…
1ª Pergunta: Por que eu deveria me importar?
Responderemos a isso fornecendo de 3 a 6 benefícios.
Importante: benefícios ≠ recursos.
Qual é a diferença entre um recurso e um benefício?
Um recurso é chato. É um atributo sem sentido de um produto sem qualquer contexto.
Um benefício descreve por que esses recursos são importantes, explicando como eles são valiosos para um cliente.
Exercício:
Em 2001, por que alguém compraria esse novo aparelho chamado iPod em vez de um aparelho de CD?
Por que tem um novo disco rígido de 8GB?
Não.
Por que permitia que você carregasse cerca de 1.000 músicas no bolso?
Bingo.
Lembre-se, começamos a página com sua big idea. Aquilo que faz as pessoas se sentarem e prestarem atenção.
Agora você vai explicar os mecanismos que sua marca usa para concretizar essa big idea.
Aqui vão algumas inspirações:
2ª Pergunta: como isso vai melhorar minha vida?
Começamos com os benefícios e depois fazemos a transição para os resultados.
Sim, há uma diferença entre os dois.
Os benefícios explicam a utilidade de um recurso.
Os resultados explicam como esse benefício melhora o dia-a-dia do seu cliente.
Uma boa estrutura para esta seção é se perguntar: “por que outras pessoas usam este produto?”.
Se um iPod permite que você carregue 1.000 músicas,
Isso me permite:
- Economia de tempo e de espaço na minha bolsa;
- Economia de dinheiro em CDs;
- Sentimento de estar à frente do seu tempo (em 2001).
Então, você precisa demonstrar como o produto ou serviço vai melhorar o dia a dia do leitor, seja:
- Economizando tempo;
- Economizando dinheiro;
- Trazendo status;
- Melhorando sua saúde.
Ou apenas fornecendo uma solução para um problema hiper específico que eles têm.
3ª Pergunta: como sei que posso confiar em você?
A melhor prova social faz você sentir que centenas de milhares de pessoas tomaram essa decisão antes de você.
Algumas dicas:
- Usar fotos é ótimo – as pessoas confiam em rostos
- Mas evite fotos de bancos de imagem – tem o efeito oposto
- Destaque passagens poderosas do texto em negrito
- Além de imagens, use vídeos, de preferência gravados pela própria pessoa
- Se você está vendendo um serviço, inclua micro-estudos de caso
- Se você vende uma transformação, use fotos antes e depois
Bônus: inclua uma seção separada em sua página que cubra a história, a missão e os valores de sua empresa. Isso ajuda os visitantes a entender por que sua marca é melhor do que o concorrente.
4ª Pergunta: Como isso é diferente de qualquer outra coisa no mercado?
É ingênuo pensar que os clientes não vão comprar em outros lugares.
Eles provavelmente viram um concorrente primeiro, e VOCÊ que é os “outros lugares”.
Então é melhor reconhecer o elefante na sala e desafiar sua concorrência, diretamente ou não, de uma forma que ilumine suas melhores características.
Aqui estão quatro maneiras de fazer isso:
Pergunta 5: Ok, tô dentro. Como posso comprar?
Ok, você está pronto para fazer a venda. Agora facilite ao máximo a ação do visitante.
A partir de um ponto de vista de design, você vai querer abrir espaço e deixar o cliente decidir se vai clicar para a próxima etapa. Seu trabalho é motivar um pouquinho o leitor.
Então, lembre-os porque eles devem agir hoje. Para fazer isso, traga de volta a sua isca do topo da sua página.
Resumindo:
Não publique sua página a menos que tenha certeza de que respondeu a estas 5 perguntas abaixo:
- Por que eu deveria me importar?
- Como isso vai melhorar minha vida?
- Como sei que posso confiar em você?
- Como isso é diferente de qualquer outra coisa no mercado?
- Como posso comprar?
Se você quer receber mais artigos como este, além de ter acesso ao maior Swipe File em Português no Brasil, siga-nos no Instagram, Telegram ou Facebook. Todos os dias temos alguma coisa nova para compartilhar com você.
Este artigo escrito por Alex Garcia e foi traduzido exclusivamente para o Swiper.com.br.
Nos vemos nos próximos!
Um abraço,
Bruno Monteiro “BM”