“Estou 61 Libras Mais Leve… E Não Tenho Um Minuto De Fome”

Autor: Eugene Schwartz | Nicho: Emagrecimento e Saúde | Tipo: Texto | Ano: 1956

Vídeo restrito para assinantes

Para ver o vídeo completo, você precisa ser assinante do Swiper Premium


Desbloqueie agora o acesso a todo o acervo e as atualizações futuras no Swiper.

Informações

Copy em texto de 1956. Esse copy é citado por Eugene Schwartz no livro Breakthrough Advertising, como uma referência de headline.

O anúncio é sobre uma marca de gelatinas chamada Knox, que estava anunciando um livro com receitas e dicas para emagrecimento e retratava a história de uma pessoa chamada Rose Grace, que teve resultados expressivos com o plano.


Perguntas e respostas do Desafio 90 Dias:

  1. Qual é a “intenção do copywriter” – a melhor ação que o leitor pode realizar depois de ler este anúncio?
    Solicitar uma cópia de um livro que apresenta um plano de emagrecimento. Dentro do livro provavelmente existia receitas que dependiam do real produto (a gelatina Knox), dessa forma, podia ser um modo fácil de gerar audiência e gerar vendas, de uma maneira amigável.
  2. Quem é o “Público Alvo Ideal” para este anúncio – a pessoa com maior probabilidade de realizar a ação acima?
    Pessoas que estão acima do peso e querem emagrecer mas que ainda querem comer as coisas que gostam.
  3. Qual é o “principal ponto de dor” do público alvo – seus maiores medos, preocupações, frustrações, etc?
    A personagem apresentada no copy já tentou outros métodos, mas sem sucesso. E ela parece ser uma pessoa ocupada, então o autor destaca que o novo método é fácil a ponto de permitir que ela possa fazer o plano mesmo sendo uma pessoa que trabalha em restaurantes e está perto de comida o tempo todo.
  4. Qual é a “Promessa Principal” (a “Nova Oportunidade”) na oferta neste anúncio?
    Como você pode emagrecer sem passar fome.
  5. Quais são os TRÊS “Benefícios Principais” descritos pela oferta neste anúncio?
    O emagrecimento, a flexibilidade de poder fazer o plano mesmo enquanto trabalha e ter um plano customizado a partir das medidas da pessoa.
  6. Qual é a “Oferta” feita neste anúncio?
    Um livro que apresentava um plano de emagrecimento com 36 páginas contendo receitas que incluiam o produto final (a gelatina Knox)
  7. Que estilo de headline é usado nesse copy?
    É usado uma citação da pessoa que se apresenta como caso de sucesso para o produto. O copy é baseado em uma mensagem pessoal, como se fosse uma carta, então o autor destacou um dos trechos e transformou em headline.
  8. Três estratégias possíveis de absorver neste anúncio?
    – Para produtos que tratam de transformação lembre-se de tentar mostrar o antes e depois, sempre dando a sensação de progresso e mudança. O mesmo conceito vale para finanças por exemplo (alguém que era pobre e ficou rico);
    – Em nichos mais sensíveis e com alta taxa de rejeição teste uma mensagem mais pessoal, como se fosse um amigo te enviando uma mensagem. As pessoas estão mais inclinadas a fazer algo se confiar na pessoa que está indicando;
    – Seja específico ao falar de medidas e valores. Neste caso, o autor não está falando que a pessoa perdeu peso e não sentia fome, ele foi específico em falar que ela perdeu 61 libras em três meses.
As pessoas também perguntam

Podemos considerar que essa VSL procura atingir pessoas no 2º Nível – Consciente do Problema.

O copy parte do princípio de que o público já reconhece que ronca ou convive com alguém que ronca, e sente os impactos disso em sua qualidade de vida — cansaço, brigas, frustração.

Porém, ainda não conhece a causa real (fraqueza muscular) e muito menos a existência de uma solução eficaz.

Isso posiciona o público no estágio “consciente do problema”: ele sente dor, já tentou outras soluções (fitas, sprays, protetores), mas não conhece a verdadeira solução nem o produto.

O texto começa com uma emoção de frustração acumulada: o leitor já testou de tudo, nada funciona, a vida está sendo afetada.

Em seguida, o texto desarma essa frustração com alívio e promessa de resolver o problema — introduzindo uma nova causa (fraqueza muscular) e a esperança de uma solução simples, eficaz e definitiva.

Essa progressão emocional (frustração → esperança → alívio → empolgação) é a espinha dorsal do copy.

Podemos considerar que o Mecanismo do Problema é a fraqueza dos músculos da garganta. Onde durante o sono, os músculos da garganta colapsam, bloqueando parcialmente as vias aéreas. Isso gera a vibração que chamamos de ronco.

Já o Mecanismo da Solução, é o fortalecimento muscular direcionado por terapia miofuncional. O sistema usa exercícios específicos para fortalecer os músculos da garganta. Músculos mais fortes não colapsam durante o sono, eliminando a causa do ronco de forma natural e duradoura.

Tradução

Restrito para assinantes

Para ter a experiência completa, você precisa ser assinante do Swiper Premium


Desbloqueie agora o acesso a todo o acervo e as atualizações futuras no Swiper.

Opa, agora que você analisou o copy, faça esse exercício:

Opa! Seu exercício hoje será escrever o roteiro de uma… Lorem ipsum, dolor sit amet consectetur, adipisicing elit. Consequatur fugit a maxime quas molestiae nostrum, repellat nesciunt aspernatur corrupti officiis earum, natus quis assumenda eum deleniti ipsam quibusdam ullam numquam!


Para ter acesso ao exercício completo, você precisa ser membro do plano anual! Quero Todos Os Recursos do Swiper

Comente sobre esse copy

Somente membros podem comentar nas publicações

Junte-se a mais de 1000 profissionais de copywriting e marketing digital. Veja e seja visto na comunidade do Swiper.