Copy de 1979, parte da campanha de Joe Karbo para seu livro “O Caminho Do Preguiçoso Para A Riqueza“.
Esse anúncio serviu como uma tentativa de aumentar a credibilidade do livro, construído em um formato de entrevista, com perguntas estratégicas para quebrar objeções, aumentar a autoridade do autor e destacar o que o leitor pode encontrar dentro dele.
No livro, Joe Karbo compartilhava sua filosofia de vida para obter riqueza e sucesso. Apesar do grande sucesso em vendas, Joe ainda precisou fazer algumas campanhas para recuperar aqueles que, por algum motivo, não efetuaram a compra.
Esse exemplo é algo muito próximo do que seria uma ação de remarketing nos dias de hoje.
Existem duas versões desse copy: uma que apresenta a headline como uma afirmação (fazendo o uso do ponto de exclamação) e outro como uma pergunta (fazendo o uso do ponto de interrogação), como uma forma de testar qual das abordagens afetaria mais o público cético em relação ao trabalho de Joe Karbo.
Não temos nenhum dado que demonstre quais das versões performou melhor, mas essa experimentação demonstra a visão apurada de marketing direto e copywriting que Joe carregava, ele reconhecia a importância dos testes e a das diferentes reações que uma simples mudança de pontuação pode causar nas pessoas.
As pessoas também perguntam
Podemos considerar que o copy é direcionado para pessoas no nível 2 (consciente do problema).
O copy fala com um público que já sente sintomas como inchaço, refluxo, fadiga e ganho de peso abdominal, mas ainda não conhece ou não compreende totalmente a causa real (saúde intestinal), nem necessariamente a solução.
Há um esforço explícito de educação e reestruturação de crença ao longo do texto. Esse tipo de abordagem é típica do segundo nível, onde o leitor sabe que algo está errado, mas ainda precisa ser conduzido até a solução e produto.
O copy trabalha fortemente com o sentimento de vergonha disfarçada de frustração.
A emoção, porém, se transforma ao longo do texto em orgulho masculino, com promessas de: resgatar a admiração da parceira ou causar inveja nos amigos.
O texto não fala só de digestão. Ele fala de poder, autoestima, virilidade e prestígio masculino.
O copy usa como mecanismo do problema um elemento invisível que sabota a saúde masculina por dentro. Esse mecanismo é baseado em três fatores interconectados:
Redução das bactérias boas, proliferação de bactérias ruins e intestino lento, danificado e com vazamentos.
Já o mecanismo da solução usa o produto como um reparador intestinal que atua diretamente na causa raiz do problema.
Esse mecanismo de ação é composto por ingredientes específicos, cada um com uma função complementar, focado em reparar o intestino, equilibrar as bactérias e restaurar o funcionamento pleno do corpo masculino.