Vale A Pena Pagar $2 Para Banir Essa Celulite Feia Para Sempre?

Autor: Eugene Schwartz | Nicho: Emagrecimento e Saúde | Tipo: Texto | Ano: 1974

Informações

Copy escrito por Eugene Schwartz para a campanha de um livreto chamado “Say Goodbye to Cellulite” (Diga Adeus à Celulite), com foco em mulheres.

O copy utiliza a headline “Is It Worth $2 To You To Banish Ugly Cellulite Forever?“, oferecendo uma solução para um problema latente por apenas US$ 2, um valor extremamente acessível, em troca de algo que ficará com a pessoa para sempre.

Nela, podemos ver um template adaptável para outros contextos, na seguinte estrutura:

“Vale a pena pagar [quantia] para finalmente acabar com [problema] para sempre?”

Schwartz utiliza as emoções de frustração e esperança de maneira magistral. O público-alvo é composto por mulheres que já tentaram de tudo para eliminar a celulite sem sucesso, o copy capitaliza nessa frustração para, em seguida, oferecer esperança com algo testado e comprovado.

Além disso, ele educa o público ao longo do copy, explicando o que é a celulite de uma maneira que diferencia o problema, criando um novo entendimento. Oferece também instruções para um teste rápido, em que a pessoa pode verificar se realmente sofre do problema, e, em caso positivo, tem o desejo pela solução ampliado.

As pessoas também perguntam

Apesar de usar elementos que possam colocar o copy no 2º Nível (Consciente do Problema), aqui vemos um texto que se encaixa no 3º Nível (Consciente da Solução).

Isso se dá pelo fato de que ele se concentra em introduzir uma nova abordagem para um problema que o público já entende bem: a celulite.

O anúncio parte da premissa de que as mulheres já sabem que têm celulite e estão frustradas com as soluções tradicionais (dietas, tratamentos médicos). O foco é justamente oferecer um novo método para resolver o problema, sugerindo que o público está em busca de uma solução melhor.

Se o anúncio estivesse totalmente no 2º Nível (Consciente do Problema), ele se concentraria mais em educar o público sobre a celulite e convencê-lo de que isso é, de fato, um problema a ser resolvido, o que não é o caso aqui. O público já entende a gravidade do problema, e o anúncio está focado em apresentar uma solução específica.

A emoção dominante é esperança com um toque de frustração superada. O autor faz um contraste entre a frustração sentida pelas mulheres que já tentaram várias dietas e tratamentos, sem sucesso, e a promessa de uma nova solução, simples e eficaz, que finalmente eliminará a celulite.

O copy também joga com o desejo de recuperação da autoestima, prometendo que as mulheres voltarão a se sentir confiantes com seus corpos.

Para o mecanismo do problema, o copy posiciona a celulite como algo diferente da gordura comum, destacando que ela é uma “massa de carne pastosa e flácida” que contém glóbulos tóxicos presos sob a pele. Isso diferencia a celulite de outros tipos de gordura, sugerindo que métodos tradicionais de perda de peso não conseguem eliminar com facilidade.

Já o mecanismo da solução, destaca o conjunto de três abordagens, prometendo uma maneira “natural” de eliminar a celulite sem o uso de medicamentos, dietas extremas ou tratamentos médicos caros.

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