Uma das grandes razões pela qual esse anúncio funciona é que seus primeiros 5 segundos são fortes e os primeiros 5 segundos do seu anúncio no YouTube são cruciais para o desempenho dele.
Você deseja atrair a atenção do maior número possível de potenciais clientes, antes que o botão de “Ignorar anúncio” apareça.
Isso dá ao restante do seu anúncio a melhor chance de gerar interesse e curiosidade, para gerar cliques e conversões relevantes.
Aqui estão 2 maneiras pelas quais o anúncio da Lumin no YouTube atrai o tipo certo de atenção nos primeiros 5 segundos:
- Big Idea + promessa ousada
Observe como o vídeo apresenta a Big Idea e promessa nos primeiros 2 segundos:
- O visual: homem aplicando o creme no rosto.
- O áudio: “Eu vou dormir com ele e acordo com a aparência de bem descansado.”
O impacto dessas combinações é evidente: se você já acordou, se olhou no espelho e pensou, “Eita, que cara de cansado”, ficará interessado o suficiente para saber mais sobre o que exatamente ele está esfregando no rosto e por que isso pode funcionar para você.
Os espectadores que estão remotamente interessados nessa big idea provavelmente permanecerão por mais de 5 segundos. Quem não for, vai pular o anúncio.
- Objeção principal removida
O que é dito a seguir lida com uma grande objeção:
- O visual: cara normal falando diretamente para a câmera.
- O áudio: “…Comecei a incorporar cuidados com a pele em minha rotina porque percebi que estava ficando com algumas olheiras e depois minha pele estava começando a parecer um pouco desidratada.”
Este segmento aborda a objeção: “Que estranho / não é bom que homens se importem com a pele.”
Os cuidados com a pele masculina ainda são relativamente novos no mercado convencional, mas o anúncio apresenta os cuidados com a pele para homens em termos práticos: como uma solução prática para o problema de aparência desgastada/cansada. E aí está seu segundo impacto.
Após esses primeiros 5 segundos, nosso espectador masculino agora está aberto à ideia de cuidados com a pele para parecer menos cansado.
Mas o que ele realmente precisa fazer para parar de parecer cansado?
Ele tem que usar uma máscara estranha?
Ele será forçado a passar uma hora fazendo “skincare”?
Não!
A rotina de Lumin é direta, simples, rápida e fácil de fazer. E o vídeo de 00:20 a 1:20 mostra isso.
- O visual: dois homens diferentes explicam como aplicar a fórmula de cuidados com a pele.
- O áudio: esses mesmos homens explicam como usar as fórmulas, mostrando como é simples.
Esta seção mostra como é fácil adicionar essa rotina de cuidados com a pele à sua vida. Não há necessidade de rituais estranhos ou demorados. Todo o processo parece tão fácil quanto lavar o rosto algumas vezes.
As pessoas também perguntam
O copy é direcionado para um público que já sente que algo está errado, como o avanço incontrolável da IA e seus possíveis impactos no emprego, na economia e nos investimentos.
O leitor entende que existe uma ameaça, mas ainda não conhece a solução ou o produto que pode proteger ou fazer ele prosperar diante desse cenário de caos.
O autor então oferece uma nova visão.
O texto utiliza medo como emoção base: medo de perder o emprego, de ficar de fora da nova revolução da IA, de estar despreparado para uma crise iminente.
Esse medo é intensificado com frases como: “Milhões de demissões”, “Filas de pão” ou “O chip aterrorizante”.
Depois, ganância e curiosidade entram como antídotos emocionais.
O mecanismo único do problema é apresentado como a causa invisível e inevitável por trás de uma revolução que está prestes a ocorrer no mercado — e que, se ignorada, levará o leitor ao prejuízo.
Já o mecanismo único da solucão é o produto sendo colocado com uma nova oportunidade. A crise não é apenas uma ameaça: é uma chance de enriquecer se o leitor agir antes da massa.
A solução não é um produto, e sim acesso à informação privilegiada.