Querido Mestre do Marketing,
Na sua carreira como copywriter, seus anúncios serão medidos cientificamente em vendas, lucro e prejuízo. A menos que você esteja promovendo um produto completamente novo, seu anúncio também será testado lado a lado com o melhor anúncio atual do seu cliente — o campeão vigente, também conhecido como “o controle”.
Você vai vencer ou perder, sem desculpas.
Obviamente, você quer vencer essas disputas com consistência. Fazer isso te tornará uma estrela, cobiçado por profissionais de marketing em diversos setores. Perder consistentemente terá o efeito contrário, pois pessoas da indústria gostam de comentar quem está vencendo e quem está perdendo.
Se você deseja vencer com consistência, deve sempre se preparar adequadamente. Para isso, precisa fazer algo que a maioria dos copywriters nem sequer considera. Antes de pesquisar seu mercado ou produto, você deve pesquisar as motivações da pessoa mais responsável pelo seu sucesso — você mesmo.
“A batalha é vencida antes de ser travada.”
— Sun Tzu
Como disse Sun Tzu, o grande general chinês, por volta de 500 a.C., “A batalha é vencida antes de ser travada.” Muitos campeões olímpicos e vencedores do Super Bowl da NFL confirmam o poder desse conselho e se preparam mentalmente antes da competição, imaginando vividamente suas celebrações de vitória, especialmente as emoções que vêm com elas.
Máxima nº 7: Veja seu sucesso futuro com os dois “Is” — sua Intenção e Imaginação
Dentro de você existem dois dons divinos que você quase certamente está subutilizando. Quase todo mundo os ignora. Se você começar a usá-los como recomendo aqui, terá uma vantagem significativa sempre que competir com outros copywriters.
Os dois dons divinos aos quais me refiro são sua mente consciente e sua mente subconsciente. Vamos ver como cada uma pode te ajudar a vencer.
1 – Na sua mente consciente, você tem um superpoder conhecido como intenção, que inspira e direciona os poderes do seu cérebro de percepção, motivação e discernimento para te ajudar a alcançar qualquer objetivo que deseje.
Em outras palavras, uma campanha de publicidade revolucionária não começa com a escrita de headlines. Também não começa com a pesquisa de mercado. Ela começa com a intenção de vencer e uma imagem clara do sucesso, como ele será e como você se sentirá ao alcançá-lo — como se já tivesse sido conquistado.
Ao reafirmar sua intenção todos os dias durante um projeto, sua mente automaticamente focará sua energia mental e física para seguir em direção ao sucesso, em vez de desperdiçar tempo com inúmeras distrações.
Com uma intenção forte e frequentemente renovada, seu cérebro se torna mais sensível para perceber oportunidades, percepções e pistas que, de outra forma, poderiam passar despercebidas.
Uma intenção forte e renovada também sustenta sua motivação diante dos obstáculos e desvios inevitáveis. Como pilotos com seu plano de voo bem definido, não importa tempestades, ventos contrários ou turbulências severas que precisem contornar, eles persistentemente retornam ao curso para alcançar seu destino. É isso que uma intenção forte fará por você.
2 – Na sua mente subconsciente, você possui um assistente maravilhoso que pode trabalhar nos bastidores 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudá-lo a ter sucesso. Tudo o que ele precisa são imagens da sua imaginação para ativar seus poderes extraordinários.
Antes de tomar qualquer outra ação em sua tarefa, imagine vividamente e sinta emocionalmente o sucesso que deseja experimentar no estúdio de ensaio da sua própria mente. Saiba o que você quer deste projeto!
Pergunte a si mesmo:
“Por que estou fazendo essa tarefa? O que quero ganhar em termos de dinheiro, reputação, reconhecimento na indústria?”
Imagine com detalhes seu cliente ligando uma manhã para te dizer que seu anúncio foi o grande vencedor. Sinta sua reação entusiasmada enquanto levanta discretamente o punho no ar e grita silenciosamente um “Sim!” ao ouvir a notícia.
Imagine abrindo o envelope e sorrindo ao admirar o cheque generoso que você receberá pelo trabalho. Imagine o que quiser sobre a concretização do seu sucesso. Sinta-se à vontade também para sentir gratidão, uma emoção poderosa, pela vitória conquistada frente a uma concorrência acirrada.
E sempre imagine essas visões no presente, como se já tivessem acontecido, e não como se ainda fossem acontecer. Para sua mente subconsciente, imaginar que algo vai acontecer significa que a meta deve permanecer no futuro, e não se concretizar no agora. Imagine e sinta as emoções do sucesso como se já fossem reais.
E, por favor, entenda que essas técnicas mentais não garantem que você vencerá todas as vezes. Ao longo de uma carreira, nenhum rebatedor da história do beisebol fez um home run em todas as vezes que foi ao bastão. Quando você compete com pessoas muito talentosas, nada garante sucesso 100% das vezes. Mas, como você verá, o que recomendo aqui vai elevar seu jogo de forma notável e aumentar significativamente sua taxa de vitórias.
Para conselhos mais específicos sobre como usar sua intenção e imaginação para alcançar o que deseja em sua vida, recomendo fortemente que você leia o clássico livro best-seller “Psycho-Cybernetics”, do Dr. Maxwell Maltz.
Tanto Dan Kennedy quanto eu atribuímos grande parte do nosso sucesso em marketing a esse livro maravilhoso. Ele vai mudar sua vida de muitas maneiras.
Enquanto isso, lembre-se:
Máxima nº 7: Veja seu sucesso futuro com os dois “Is” — sua Intenção e Imaginação
Sinceros desejos por uma vida boa e (sempre!) por maior resposta,
Gary Bencivenga
Texto originalmente publicado em: 01/06/2025