Upsell” ou “Upselling” é o termo utilizado para definir a iniciativa de oferecer uma versão maior ou melhor, do produto que está sendo comprado.

Junto do upsell, existem também as técnicas de cross-sell e downsell.

O objetivo principal do upsell é oferecer ao comprador possibilidade de ter mais daquele produto, seja em uma versão maior ou uma versão mais completa.

Geralmente oferecido com um valor mais atrativo e alguma condição de oportunidade única.

O processo de upsell tende a acontecer antes do pagamento, pois pode exigir uma etapa de negociação com o comprador. Seja apresentando novos argumentos ou explicando as diferenças entre cada versão.

Mas nada impede que após a transação efetuada, o upsell seja oferecido ou reforçado, onde no sucesso da negociação, o comprador pagaria somente a diferença.

Esta segunda opção tende a ser menos eficaz, mas ainda assim factível.

Um exemplo de upsell pode ser visto na ilustração abaixo.

Podemos ver duas opções de cafés, onde o pequeno e simples custa R$3, enquanto a versão maior e com chantilly custa R$4.

Em um processo de negociação, a opção maior, apesar de ser mais cara, parece muito mais atrativa.

Afinal, o cliente levaria mais café e ainda um adicional de chantilly por apenas 1 real diferença do preço original.

Como usar o Upsell a meu favor?

Existem inúmeros casos de uso onde o upsell pode ser aplicado. Por ser uma técnica infinita, você pode flexibilizar da forma como achar que faz mais sentido para o seu produto.

Em caso de produtos digitais e com recorrência, seu upsell pode estar associado à vigência da assinatura do seu produto. Por exemplo, no fluxo de compra de uma assinatura mensal, ofereça a versão de assinatura anual – e por que não, depois da compra do anual, oferecer a opção vitalícia?

Ao criar um produto, seja ele físico ou digital, pense em suas variações do mesmo produto.

Uma versão mais básica e simples, outra intermediária e talvez uma terceira, mais avançada e completa.

Trabalhando com essas versões disponíveis, você sempre terá margem para negociações com seus compradores.

No entanto, use este formato com cautela, para não correr o risco de vender “mais do mesmo” e deixar os compradores com sensação de que foram enganados ou não supriu suas expectativas.

O timing do upsell

Assim como qualquer outra técnica de venda, o upsell tende a funcionar melhor em momentos mais quentes e engajados do comprador.

Mas isso não é uma regra, você pode tentar aplicar negociações com upsell no momento que achar que faz mais sentido para o seu negócio.


Gostou desta explicação? Em nosso Glossário você pode encontrar definições de outros termos relacionados ao universo de Copywriting e Marketing.

Lembre-se de nos acompanhar no Instagram, Facebook e Telegram, e continue recebendo as atualizações do site todos os dias.

 

Comente essa publicação:

Somente membros podem comentar nas publicações

Junte-se a mais de 1000 profissionais de copywriting e marketing digital. Veja e seja visto na comunidade do Swiper.