Este artigo foi gentilmente cedido pelo Thiago Rodrigues.
Uma das formas de cobrar pelo seu serviço é ganhando uma porcentagem sobre o número de vendas.
Porém, uma dúvida recorrente é: Quanto cobrar? Quais métricas analisar? Como saber se não estou sendo enganado?
A seguir, listo alguns critérios importantes para serem analisados na hora de fazer seu orçamento.
Tamanho da lista do produtor
Quem tem lista maiores e mais estabelecidas podem se dar ao luxo de pagar menos, pois seu texto irá atingir um número maior de pessoas, aumentando as chances de conversão.
Gasto com marketing do produtor
Veja quanto seu produtor tem rodado com tráfego, o quanto ele está comprando anúncio para as pessoas verem seu texto.
O ticket do produto
Cobre de acordo com o ticket do produto.
Pronto, Thiago, analisei todas as métricas, mas quanto eu cobro?
Para produtores pequenos.
Cobre de 10% a 15% sobre o número de vendas. Não cobre nada fixo! (Principalmente se você está iniciando e quer criar autoridade).
Produtor pequeno não quer gastos a toa. Logo, passe credibilidade e confie no seu trabalho. Isso gera confiança no produtor, uma via de mão dupla para futuros trabalhos.
Para produtores com mais experiências de mercado.
Aceite taxas menores, afinal, ele já está inserido no mercado, já tem seu público. Logo, o número de pessoas e conversões será maior.
Produtores maiores trazem autoridade para você.
Faça uma copy boa, para um produtor grande, depois traga os resultados.
Seu currículo e portfólio falará por você.
Mas, Thiago, como saber se não estou sendo enganado?
Como saber se a empresa realmente está pagando minha parte da porcentagem acordada?
Boa parte dos produtores vendem em alguma plataforma que seja aberta. Logo, estando cadastrados juntos, você consegue ter o monitoramento de vendas.
Além disso, alguns produtores trabalham com dashboard de acompanhamento de vendas. Onde você tem acesso direto à visualização das vendas.
Mas, de fato, o mais importante é a comunicação e confiança entre ambas as partes.
Passe credibilidade e receba credibilidade.
Obrigado por ler este artigo. Ele foi escrito pelo Thiago Rodrigues e agradecemos demais a contribuição e por ceder este material para o Swiper.