Olá!
Bianca por aqui, hoje te convido para uma leitura rápida que vai te lembrar de algo crucial que esquecemos muito facilmente.
Mas primeiro, devo te fazer uma confissão: conheci Drayton Bird mais tarde do que gostaria de admitir.
E se você não o conhece, resumidamente, Drayton é um dos nomes mais admirados do marketing de resposta direta e também foi grande amigo de David Ogilvy (esse você conhece, certo?).
Essa amizade resultou na venda de sua agência de resposta direta, a Trenear-Harvey, Bird & Watson, que foi incorporada à famosa Ogilvy & Mather, a agência de David.
“Drayton Bird é um dos homens mais capazes do nosso campo” — David Ogilvy.
Drayton é conhecido por sua visão muito metódica e prática do marketing, o seu livro mais famoso, em tradução livre, se chama: Senso Comum do Marketing Direto e Digital (Commonsense Direct and Digital Marketing).
Pois ele acredita que muito do que funciona no marketing é um senso comum que costumamos ignorar.
Bom, eu nem precisei pensar duas vezes antes de sair à procura; é meu trabalho pesquisar e trazer o melhor material possível para vocês, eu gosto disso. Mas honestamente, parece impossível achar uma carta ou anúncio que com certeza foi escrito por Drayton. “Parece”, essa é a palavra na qual estou me apegando, na esperança de um dia trazer aqui para o Swiper um copy que sabemos que foi escrito por ele.
Hoje em dia, com seus 80 anos, ele continua gerenciando a sua própria agência, Drayton Bird Associates, enviando suas newsletters e atualizando seu site com muito humor e um jeitinho britânico que dá para reconhecer de longe.
Você pode se inscrever nela aqui.
Se você entende inglês, recomendo muito se inscrever, é um dos e-mails que mais gosto de abrir no meu inbox. Se você não entende tanto assim, a recomendação se mantém, é uma ótima forma de treinar e ter contato com o idioma.
Mas o que realmente chamou a minha atenção durante a pesquisa foi uma entrevista onde Drayton compartilhou o momento em que David Ogilvy o revelou “o segredo do sucesso nessa indústria”.
Fiz questão de traduzir o trecho para você ver por si mesmo todo o jeito de Drayton que descrevi antes.
E irei comentar sobre o conceito mais importante que ele traz no vídeo, o segredo compartilhado por David, logo depois que você assistir:
“A melhor definição que eu já ouvi de charme: uma pessoa charmosa faz com que vocês dois pensem que são maravilhosos.” — Drayton Bird.
Quando ouvi a definição de Drayton sobre charme, um sorriso se abriu no meu rosto, ele acertou na mosca.
Só com essa frase ele explicou melhor do que eu poderia explicar em vários e vários parágrafos. Mas se você não está convencido, me permita expandir ainda mais esse pensamento e te mostrar como ele se aplica.
Primeiro, desapegue da ideia de que charme é sobre bajulação, ser engraçadinho ou bonito.
Charme é um dos elementos que nos capacitam a criar relações significativas, onde ambos lados se sentem beneficiados (para além de transações financeiras).
Isso porque o charme carrega:
- Atitudes e comunicações que fazem com que a pessoa que esteja recebendo a mensagem se sinta bem, valorizada e interessada no que está sendo dito.
- Autenticidade, ou seja, escapa de tudo aquilo que tenta ser algo que não é.
E ele pode ser expressado de diversas maneiras, como nos exemplos que Drayton deu, desde em uma empresa de sucos até em bancos tradicionais.
No dia-a-dia, o charme carrega um ar até misterioso, é difícil explicar por que nos atraímos por uma pessoa e seu jeito.
Existem maneiras que te ajudam a chegar nisso, como o famoso livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas e muitos outros que o sucederam, mas não acredito que exista uma receita de bolo para ser charmoso e criar esse tipo de relação.
O que sustenta o charme é a prática e curiosidade constante em conhecer pessoas.
É sobre realmente estudar com quem você quer falar e sempre procurar pontos onde essa relação possa melhorar, enquanto equilibra isso com suas próprias intenções e jeito de ser.
Talvez isso pareça muito pessoal, como se eu estivesse falando sobre como você pode ser mais charmoso numa festa de aniversário.
Mas não se engane: tudo isso se aplica na sua profissão como copywriter, esteja você hoje procurando novas oportunidades e colocando “a cara a tapa” ou já escrevendo por uma marca ou especialista.
David considerava o charme como o segredo do sucesso dessa indústria pois é uma indústria que lida com seres humanos e todos seus desejos, medos, contradições e certezas.
E mesmo sendo o bicho mais complexo desse planeta, no fundo, o que todo ser humano procura é algum tipo de conexão.
Então, esteja você trabalhando numa carta de vendas, produzindo conteúdo, equilibrando lançamentos ou construindo uma marca, lembre-se todo dia que seu objetivo sempre será se comunicar com outra pessoa.
Sem comunicação não há vendas.
E no meio de tantas técnicas, hacks, demandas e firulas é fácil esquecer desse fato tão simples e crucial.
Não subestime o charme.
Por isso que, na minha newsletter, eu compartilho reflexões que te ajudam a enxergar o marketing e a escrita de forma mais consciente, indo além das fórmulas prontas. Inscreva-se aqui e receba o meu e-mail de boas vindas. 👇🐰📨
Eu espero que você tenha aproveitado a leitura.
Se você gostou desse tipo de material aqui dentro do Swiper, uma troca mais rápida e reflexiva, me diga aqui nos comentários, ficarei feliz em saber.
E se quiser bater um papo sobre charme, copy e o que mais der na telha, é só me dar um “oi” lá no Instagram e me acompanhar no Substack, estou sempre postando por lá.
Abraços,