O Segredo de David Ogilvy e Drayton Bird

Prompt de Copy Confrontativa: Quebrando Barreiras Psicológicas do Seu Público

Olá! 

Bianca por aqui, hoje te convido para uma leitura rápida que vai te lembrar de algo crucial que esquecemos muito facilmente.

Mas primeiro, devo te fazer uma confissão: conheci Drayton Bird mais tarde do que gostaria de admitir.

E se você não o conhece, resumidamente, Drayton é um dos nomes mais admirados do marketing de resposta direta e também foi grande amigo de David Ogilvy (esse você conhece, certo?).

Essa amizade resultou na venda de sua agência de resposta direta, a Trenear-Harvey, Bird & Watson, que foi incorporada à famosa Ogilvy & Mather, a agência de David.

“Drayton Bird é um dos homens mais capazes do nosso campo” — David Ogilvy.

Drayton é conhecido por sua visão muito metódica e prática do marketing, o seu livro mais famoso, em tradução livre, se chama: Senso Comum do Marketing Direto e Digital (Commonsense Direct and Digital Marketing). 

Pois ele acredita que muito do que funciona no marketing é um senso comum que costumamos ignorar.

Foi lá dentro do Chegados do Swiper, grupo fechado para nossos assinantes anuais, que um dos membros perguntou onde poderia achar as cartas de vendas escritas por esse homem. 

Bom, eu nem precisei pensar duas vezes antes de sair à procura; é meu trabalho pesquisar e trazer o melhor material possível para vocês, eu gosto disso. 

Mas honestamente, parece impossível achar uma carta ou anúncio que com certeza foi escrito por Drayton. 

“Parece”, essa é a palavra na qual estou me apegando, na esperança de um dia trazer aqui para o Swiper um copy que sabemos que foi escrito por ele.

Hoje em dia, com seus 80 anos, ele continua gerenciando a sua própria agência, Drayton Bird Associates, enviando suas newsletters e atualizando seu site com muito humor e um jeitinho britânico que dá para reconhecer de longe.

Você pode se inscrever nela aqui.

Se você entende inglês, recomendo muito se inscrever, é um dos e-mails que mais gosto de abrir no meu inbox. Se você não entende tanto assim, a recomendação se mantém, é uma ótima forma de treinar e ter contato com o idioma.

Mas o que realmente chamou a minha atenção durante a pesquisa foi uma entrevista onde Drayton compartilhou o momento em que David Ogilvy o revelou “o segredo do sucesso nessa indústria”.

Fiz questão de traduzir o trecho para você ver por si mesmo todo o jeito de Drayton que descrevi antes. 

E irei comentar sobre o conceito mais importante que ele traz no vídeo, o segredo compartilhado por David, logo depois que você assistir:

“A melhor definição que eu já ouvi de charme: uma pessoa charmosa faz com que vocês dois pensem que são maravilhosos.” — Drayton Bird.

Quando ouvi a definição de Drayton sobre charme, um sorriso se abriu no meu rosto, ele acertou na mosca.

Só com essa frase ele explicou melhor do que eu poderia explicar em vários e vários parágrafos. Mas se você não está convencido, me permita expandir ainda mais esse pensamento e te mostrar como ele se aplica.

Primeiro, desapegue da ideia de que charme é sobre bajulação, ser engraçadinho ou bonito. 

Charme é um dos elementos que nos capacitam a criar relações significativas, onde ambos lados se sentem beneficiados (para além de transações financeiras).

Isso porque o charme carrega:

  • Atitudes e comunicações que fazem com que a pessoa que esteja recebendo a mensagem se sinta bem, valorizada e interessada no que está sendo dito.
  • Autenticidade, ou seja, escapa de tudo aquilo que tenta ser algo que não é.

E ele pode ser expressado de diversas maneiras, como nos exemplos que Drayton deu, desde em uma empresa de sucos até em bancos tradicionais.

No dia-a-dia, o charme carrega um ar até misterioso, é difícil explicar por que nos atraímos por uma pessoa e seu jeito.

Existem maneiras que te ajudam a chegar nisso, como o famoso livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas e muitos outros que o sucederam, mas não acredito que exista uma receita de bolo para ser charmoso e criar esse tipo de relação. 

O que sustenta o charme é a prática e curiosidade constante em conhecer pessoas. 

É sobre realmente estudar com quem você quer falar e sempre procurar pontos onde essa relação possa melhorar, enquanto equilibra isso com suas próprias intenções e jeito de ser.

Talvez isso pareça muito pessoal, como se eu estivesse falando sobre como você pode ser mais charmoso numa festa de aniversário.

Mas não se engane: tudo isso se aplica na sua profissão como copywriter, esteja você hoje procurando novas oportunidades e colocando “a cara a tapa” ou já escrevendo por uma marca ou especialista.

David considerava o charme como o segredo do sucesso dessa indústria pois é uma indústria que lida com seres humanos e todos seus desejos, medos, contradições e certezas. 

E mesmo sendo o bicho mais complexo desse planeta, no fundo, o que todo ser humano procura é algum tipo de conexão.

Então, esteja você trabalhando numa carta de vendas, produzindo conteúdo, equilibrando lançamentos ou construindo uma marca, lembre-se todo dia que seu objetivo sempre será se comunicar com outra pessoa

Sem comunicação não há vendas.

E no meio de tantas técnicas, hacks, demandas e firulas é fácil esquecer desse fato tão simples e crucial.

Não subestime o charme.

Por isso que, na minha newsletter, eu compartilho reflexões que te ajudam a enxergar o marketing e a escrita de forma mais consciente, indo além das fórmulas prontas. Inscreva-se aqui e receba o meu e-mail de boas vindas. 👇🐰📨


Eu espero que você tenha aproveitado a leitura.

Se você gostou desse tipo de material aqui dentro do Swiper, uma troca mais rápida e reflexiva, me diga aqui nos comentários, ficarei feliz em saber.

E se quiser bater um papo sobre charme, copy e o que mais der na telha, é só me dar um “oi” lá no Instagram e me acompanhar no Substack, estou sempre postando por lá.

Abraços,

Comente essa publicação:

Somente membros podem comentar nas publicações

Junte-se a mais de 1000 profissionais de copywriting e marketing digital. Veja e seja visto na comunidade do Swiper.