Isso já aconteceu com você?

Autor: Lillian E. Watson | Nicho: Autoajuda | Tipo: Texto | Ano: 1921

Vídeo restrito para assinantes

Para ver o vídeo completo, você precisa ser assinante do Swiper Premium


Desbloqueie agora o acesso a todo o acervo e as atualizações futuras no Swiper.

Informações

Este é um copy de 1921 feito por Lillian Eichler Watson, talvez a primeira copywriter mulher da história.

Lilian tinha seu estilo próprio de escrita e sabia muito bem criar cartas com tensão e que mexiam com a ansiedade e o FOMO de seus leitores. Em suas headlines e nos primeiros parágrafos, é possível notar que a autora tentava ilustrar situações constrangedoras para deixar o seu público consciente da utilidade do livro que estava ofertando.

O livro em questão é o “Encyclopedia of Etiquette”. Este livro servia para uma necessidade da época, onde os bons modos eram uma pauta altamente relevante e que afetavam diretamente o status das pessoas. Se você não era uma pessoa que tinha bons modos e não sabia se comportar, automaticamente você poderia ser excluído e julgado pela sociedade.

Você pode ler outra versão de anúncio do mesmo livro, neste link: Mais uma vez ela pediu “uma salada de frango, por favor”.

Essa pauta se manteve relevante por muitos anos, como é possível ver em um exemplo de 1971, que explora a mesma linha de comunicação.

Nenhuma pessoa gosta de se sentir constrangida e envergonhada, isso faz parte da nossa essência desde que nascemos. Nesse (e em outros) copys de Lilian Eichler, é possível ver ela intensificando essa situação para motivar o leitor a tomar a ação de pedir o livro que promete ensinar como evitar problemas como esse.

Apesar de bem exagerado e repleto de perguntas, há um motivo por trás dessa narrativa. Lilian provavelmente estudou a fundo o público que desejava atingir com esse anúncio e sabia que todos aqueles pontos os incomodavam e que fariam qualquer coisa para saber como evitar aquelas situações.

As pessoas também perguntam

Podemos considerar que o copy é direcionado para pessoas no nível 2 (consciente do problema).

O copy fala com um público que já sente sintomas como inchaço, refluxo, fadiga e ganho de peso abdominal, mas ainda não conhece ou não compreende totalmente a causa real (saúde intestinal), nem necessariamente a solução.

Há um esforço explícito de educação e reestruturação de crença ao longo do texto. Esse tipo de abordagem é típica do segundo nível, onde o leitor sabe que algo está errado, mas ainda precisa ser conduzido até a solução e produto.

O copy trabalha fortemente com o sentimento de vergonha disfarçada de frustração.

A emoção, porém, se transforma ao longo do texto em orgulho masculino, com promessas de: resgatar a admiração da parceira ou causar inveja nos amigos.

O texto não fala só de digestão. Ele fala de poder, autoestima, virilidade e prestígio masculino.

O copy usa como mecanismo do problema um elemento invisível que sabota a saúde masculina por dentro. Esse mecanismo é baseado em três fatores interconectados:

Redução das bactérias boas, proliferação de bactérias ruins e intestino lento, danificado e com vazamentos.

Já o mecanismo da solução usa o produto como um reparador intestinal que atua diretamente na causa raiz do problema.

Esse mecanismo de ação é composto por ingredientes específicos, cada um com uma função complementar, focado em reparar o intestino, equilibrar as bactérias e restaurar o funcionamento pleno do corpo masculino.

Tradução

Restrito para assinantes

Para ter a experiência completa, você precisa ser assinante do Swiper Premium


Desbloqueie agora o acesso a todo o acervo e as atualizações futuras no Swiper.

Opa, agora que você analisou o copy, faça esse exercício:

Depois de analisar o copy de hoje, faça um exercício… Lorem ipsum, dolor sit amet consectetur, adipisicing elit. Consequatur fugit a maxime quas molestiae nostrum, repellat nesciunt aspernatur corrupti officiis earum, natus quis assumenda eum deleniti ipsam quibusdam ullam numquam!


Para ter acesso ao exercício completo, você precisa ser membro do plano anual! Quero Todos Os Recursos do Swiper

Versão original

Restrito para assinantes

Para ter a experiência completa, você precisa ser assinante do Swiper Premium


Desbloqueie agora o acesso a todo o acervo e as atualizações futuras no Swiper.

Comente sobre esse copy

Somente membros podem comentar nas publicações

Junte-se a mais de 1000 profissionais de copywriting e marketing digital. Veja e seja visto na comunidade do Swiper.