Preste Atenção Nos Dentes Bonitos

Autor: Claude Hopkins | Nicho: Estética & Beleza | Tipo: Texto | Ano: 1921

Informações

Copy em texto em um anúncio de 1921, feito por Claude Hopkins. Esse é um dos anúncios criados para a campanha do produto Pepsodent, um case histórico que mudou o modo como os americanos lidavam com higiene bucal na época.

Você pode ver detalhes sobre esse case em nosso artigo “Como Claude Hopkins Criou Um Novo Hábito Usando Copywriting“.


Perguntas e respostas do Desafio Copy Do Dia:

  1. Qual é a “intenção do copywriter” – a melhor ação que o leitor pode realizar depois de ler este anúncio?
    Como era um mercado onde não havia interesse pelo produto, ele precisava conscientizar o público dos problemas causados e colocar o produto como solução. O principal objetivo era oferecer o teste de 10 dias.
  2. Quem é o “Público Alvo Ideal” para este anúncio – a pessoa com maior probabilidade de realizar a ação acima?
    Homens e mulheres adultos, mas o autor também amplia o anúncio para crianças durante um trecho do copy. E destaca também pessoas que tinham o costume de fumar.
  3. Qual é o “principal ponto de dor” do público alvo – seus maiores medos, preocupações, frustrações, etc?
    O anúncio destaca a aceitação social. Ele destacava como pessoas estão com os dentes mais brancos e saudáveis e como isso as torna mais interessantes do que pessoas com os dentes amarelos.
  4. Qual é a “Promessa Principal” (a “Nova Oportunidade”) na oferta neste anúncio?
    Um produto que vai remover a placa bacteriana, o que ele chamava de “film”, causadora de diversos problemas, estéticos e de saúde.
  5. Quais são os TRÊS “Benefícios Principais” descritos pela oferta neste anúncio?
    Melhorar o visual dos dentes, removendo a placa amarela que ficava devido a falta de escovação. Reduzia a chance de problemas de saúde e gastos com dentistas e também aumentava a chance de ser melhor visto e bem aceito pela sociedade, que estava ficando cada vez mais preocupada com questões estéticas relacionadas aos dentes.
  6. Qual é a “Oferta” feita neste anúncio?
    Um tubo com pasta de dentes que duraria 10 dias para os testes.
  7. Que estilo de headline é usado nesse copy?
    Ele destaca os dentes bonitos e saudáveis das pessoas que cuidavam da higiene bucal, indicando que elas estavam começando a aparecer em todos os lugares e talvez você não fosse um deles. Ele também gera curiosidade ao falar sobre remover um misterioso “film”, que se tratava das placas bacterianas.
  8. Três estratégias possíveis de absorver neste anúncio?
    – Explorar o desejo de aceitação social. Pessoas querem ser aceitas e bem vistas pelos outros em todos os momentos. Se o seu produto pode ser o caminho para isso, destaque esse ponto.
    – Conscientizar e dimensionar o problema. Problemas dentários não são qualquer problema de saúde e não são apenas uma questão estética. O autor dá a real dimensão desse problema, indicando que é um caminho sem volta, uma vez que seu dente apodrece e cai, não há nenhum plano B.
    – Criar uma história sobre um inimigo misterioso: o autor poderia simplesmente falar das placas bacterianas, mas ele optou por apelidar de “film”, gerando mais mistério e suspense sobre isso. Como se fosse uma espécie de vírus ou inimigo silencioso, onde o produto seria a única arma para combater.
As pessoas também perguntam

O copy é direcionado para um público que já sente que algo está errado, como o avanço incontrolável da IA e seus possíveis impactos no emprego, na economia e nos investimentos.

O leitor entende que existe uma ameaça, mas ainda não conhece a solução ou o produto que pode proteger ou fazer ele prosperar diante desse cenário de caos.

O autor então oferece uma nova visão.

O texto utiliza medo como emoção base: medo de perder o emprego, de ficar de fora da nova revolução da IA, de estar despreparado para uma crise iminente.

Esse medo é intensificado com frases como: “Milhões de demissões”, “Filas de pão” ou “O chip aterrorizante”.

Depois, ganância e curiosidade entram como antídotos emocionais.

O mecanismo único do problema é apresentado como a causa invisível e inevitável por trás de uma revolução que está prestes a ocorrer no mercado — e que, se ignorada, levará o leitor ao prejuízo.

Já o mecanismo único da solucão é o produto sendo colocado com uma nova oportunidade. A crise não é apenas uma ameaça: é uma chance de enriquecer se o leitor agir antes da massa.

A solução não é um produto, e sim acesso à informação privilegiada.

Tradução

Restrito para assinantes

Para ter a experiência completa, você precisa ser assinante do Swiper Premium


Desbloqueie agora o acesso a todo o acervo e as atualizações futuras no Swiper.

Opa, agora que você analisou o copy, faça esse exercício:

Seu exercício de hoje será criar um copy longo para… Lorem ipsum, dolor sit amet consectetur, adipisicing elit. Consequatur fugit a maxime quas molestiae nostrum, repellat nesciunt aspernatur corrupti officiis earum, natus quis assumenda eum deleniti ipsam quibusdam ullam numquam!


Para ter acesso ao exercício completo, você precisa ser membro do plano anual! Quero Todos Os Recursos do Swiper

Versão original

Restrito para assinantes

Para ter a experiência completa, você precisa ser assinante do Swiper Premium


Desbloqueie agora o acesso a todo o acervo e as atualizações futuras no Swiper.

Comente sobre esse copy

Somente membros podem comentar nas publicações

Junte-se a mais de 1000 profissionais de copywriting e marketing digital. Veja e seja visto na comunidade do Swiper.