Já Recebeu Um “Telegrama” Do Seu Coração?

Autor: Parke-Davis | Nicho: Saúde | Tipo: Texto | Ano: 1953

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Informações

Copy em texto para um anúncio da “Parke, David & CO“, de 1953. Essa é uma das mais antigas e mais relevantes empresas na história farmacêutica nos Estados Unidos.

A headline “Ever See A “Telegram” From Your Heart?” foi citada por Victor Schwab em seu livro com a seleção das 100 Melhores Headlines.

Ela usa um elemento incomum — o telegrama, que carrega um tom de urgência e importância — para capturar a atenção do leitor. Ao mesmo tempo, a metáfora do coração sugere uma mensagem vital e pessoal, criando uma conexão imediata.

Victor Schwab destaca que essa headline é um verdadeiro “stopper”: algo que interrompe o leitor e o faz prestar atenção.

Junto do texto, vemos um cardiograma em formato de telegrama reforçando a ideia de que seu coração está enviando uma mensagem crítica, algo que não deve ser ignorado. Essa combinação gera um apelo emocional forte, ideal para temas ligados à saúde, relacionamentos ou momentos de vida que pedem reflexão.

Um template para essa headline seria algo como:

  • “Você Já Viu Um _ _ _ _ Do _ _ _ _ _ ?”

E, adaptando para outros contextos:

  • Negócios: “Você Já Recebeu Um WhatsApp Da Sua Carreira?”
  • Financeiro: “Você Já Recebeu Uma DM Da Sua Conta Bancária?”
  • Relacionamento: “Você Já Recebeu Um Inbox Da Sua Rotina?”

Note que dei uma leve atualizada, trocando “telegrama” por algo mais moderno e contextualizado com os dias de hoje.

As pessoas também perguntam

Podemos considerar que o copy é direcionado para pessoas no nível 2 (consciente do problema).

O copy fala com um público que já sente sintomas como inchaço, refluxo, fadiga e ganho de peso abdominal, mas ainda não conhece ou não compreende totalmente a causa real (saúde intestinal), nem necessariamente a solução.

Há um esforço explícito de educação e reestruturação de crença ao longo do texto. Esse tipo de abordagem é típica do segundo nível, onde o leitor sabe que algo está errado, mas ainda precisa ser conduzido até a solução e produto.

O copy trabalha fortemente com o sentimento de vergonha disfarçada de frustração.

A emoção, porém, se transforma ao longo do texto em orgulho masculino, com promessas de: resgatar a admiração da parceira ou causar inveja nos amigos.

O texto não fala só de digestão. Ele fala de poder, autoestima, virilidade e prestígio masculino.

O copy usa como mecanismo do problema um elemento invisível que sabota a saúde masculina por dentro. Esse mecanismo é baseado em três fatores interconectados:

Redução das bactérias boas, proliferação de bactérias ruins e intestino lento, danificado e com vazamentos.

Já o mecanismo da solução usa o produto como um reparador intestinal que atua diretamente na causa raiz do problema.

Esse mecanismo de ação é composto por ingredientes específicos, cada um com uma função complementar, focado em reparar o intestino, equilibrar as bactérias e restaurar o funcionamento pleno do corpo masculino.

Tradução

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